O que não te falaram sobre a Vitamina C e seus 3 benefícios para pele

LIP. O que é? Como funciona? E por que ainda é o primeiro tratamento escolhido para remoção de manchas e flacidez?
novembro 12, 2018
Melasma
março 14, 2019

O que não te falaram sobre a Vitamina C e seus 3 benefícios para pele

A principal função da pele é agir como uma barreira contra insultos do ambiente, e sua estrutura única reflete isso. A pele é composta de duas camadas: a camada externa da epiderme que é altamente celular e tem a função de barreira, e a camada dérmica interna que garante força e elasticidade dando suporte nutricional à epiderme.

 

A pele normal contém altas concentrações de vitamina C, tem funções importantes e bem conhecidas, estimula a síntese de colágeno e auxilia na proteção antioxidante contra o fotodano causado pelos raios UV do sol.

 

Este conhecimento é frequentemente usado como uma razão para a adição de vitamina C a cosméticos, na forma de séruns e cremes, a eficácia de tais tratamentos, pode otimizar a ingestão dietética de vitamina C , mas ainda é duvidosa.

 

Estudos realizados na Nova Zelândia discutem o potencial valor da vitamina C na saúde da pele, comparando a ingestão nutricional de vitamina C versus aplicação tópica. Identifica quais hábitos podem interferir na beleza e saúde da pele, quando se trata de vitamina C.

Sendo assim, quais seriam os efeitos da vitamina C?

 

1- As rugas, ou linhas finas na pele, tem um grande impacto na aparência e, portanto, é frequentemente um foco de estudos de intervenção. A maioria dos estudos utilizou aplicações tópicas, geralmente contendo uma mistura de vitamina C e outros antioxidantes ou compostos naturais. A eficácia dos cremes tópicos de vitamina C na pele enrugada pode depender do status de vitamina C da pessoa envolvida, ou seja, da quantidade de vitamina C que o paciente já tem estocada.

 

2- Além disso a vitamina C tem efeito de melhora na proteção contra raios UV e fotoenvelhecimento da pele, pelo seu efeito antioxidante.

 

3- A Vitamina C também auxilia no cuidado com a pele seca, estudos mostraram que a adição de vitamina C aumenta a produção de barreira lipídica e induz a diferenciação de queratinócitos, e a partir dessas observações foi proposto que a vitamina C pode influenciar a capacidade da pele para se proteger da perda de água.

 

Os fibroblastos (célula que produz colágeno e elastina) da pele têm uma dependência absoluta da vitamina C para a síntese de colágeno e para a regulação do equilíbrio de colágeno / elastina na derme. Além disso, a suplementação de vitamina C mostrou uma síntese melhorada de colágeno.

Os queratinócitos da pele têm a capacidade de acumular altas concentrações de vitamina C, e isso em associação com a vitamina E confere proteção contra a irradiação UV.

 

A boa saúde da pele está positivamente associada à ingestão de frutas e vegetais em vários estudos, associado a cosméticos munidos de vitamina C.

 

Esse texto não substitui uma consulta médica.

Procure seu médico dermatologista para orientações individuais.

 

Os comentários estão encerrados.